top of page

Tudo que usamos foi tocado por mãos humanas

  • Greice Reis
  • May 2, 2017
  • 4 min read

TRAGÉDIA- RANA PLAZA (BANGLADESHI)

A alguns muitos anos o planeta vem forçosamente nos sinalizando de diversas maneiras que nosso recursos naturais estão se esgotando, se esvaindo dia a dia. Nossas Florestas, água, ar. Todo nosso ecossistema tem pedido Trégua e um olhar atento. São urgentes medidas que possam amenizar este efeito de escassez e devolver ao planeta a saúde que lhe tiramos. Na verdade saude esta que roubamos do planeta como um todo! E isso inclui sim, os seres humanos.

A indústria Têxtil é a segunda indústria com maior impacto negativo no planeta terra, ficando atrás apenas da indústria petroleira!

Difícil de imaginar? Mas é a nossa atual realidade! Fica difícil de entender porque tendemos diante do consumo, na hora de adquirir novas peças, entrar em uma espécie de bolha mediática. Esta bolha é comum e está de forma cultural entranhada em nossa sociedade.

Quando estamos em uma loja nos preocupamos com fatores como cor, tamanho, fica bonito em mim? Me valoriza? Quanto custa?

Raramente ou praticamente em NENHUM momento olhamos para etiqueta (identidade) da peça e analisamos, questionamos de onde veio aquela peça? Que material ela é feita? Quais são os efeitos e os modos de plantio para aquele material de algodão? Alguém se prejudica com estes efeitos? O trabalhador que confeccionou esta peça é de alguma forma explorado? Estas e outras perguntas não fazem (ainda) parte dos questionamentos que nós como consumidores fazemos de forma geral na maioria das relações de consumo.

Embora não faça parte de nossos ponderamentos diante das peças a serem escolhidas, as consequências de um consumo exacerbado, um consumo inconsciente e por sua vez inconsequente, o apoio (mesmo que sem saber) a marcas que prejudica o meio ambiente, que usam mão de obra infantil e escrava existem e vão continuar a lucrar às custas do planeta e seres humanos escravizados. Enquanto existir quem compre, pague por estes serviços atraídos por um preço baixo e a falsa ilusão de qualidade de vida que aquele produto possa lhe proporcionar.

O Documentário “ The True Cost (2015)” mostra de forma impactante a realidade sobre a indústria têxtil no mundo e todas as consequências ambientais, sociais, econômicas e nada humanitárias que esta indústria quando executada de forma irresponsável pode acarretar para nossa vida e nosso planeta!

Pessoas morrem por trabalhar em condições péssimas de trabalho como no caso de Bangladeshi onde cerca de mais de 1.100 trabalhadores morreram após um desmoronamento do prédio da indústria onde trabalhavam, no mesmo dia em que avisaram mais de uma vez seus empregadores que existiam rachaduras e mesmo assim foram obrigados a continuar o trabalho.

Gases são emitidos para tingimento, venenos são lançados ao ar para cobrir plantações quilométricas de algodão afetando toda a comunidade local. Rios são poluídos na índia para a produção química nas confecções de couro sintético.

Nestes países onde existe um grande número de indústria têxtil, crianças e adultos são afetados e contraem diversas doenças com danos cerebrais, de pele e alguns morrem em decorrência dessas doenças.

Empresas grandes de fast fashion como h&m, zara, forever21 entre outras, terceirizam suas confecções para países que é sabido a falta de direitos trabalhistas, com o fim de lucrarem muito em cima de suas peças que são vendidas a um preço baixo em dólar. O valor baixo e a péssima qualidade das peças contribui para o consumo desenfreado de muitas peças e assim que estragam em decorrência da qualidade são rapidamente substituídas por outras, e as primeiras vão em sua maioria para o lixo e demoram séculos para se decompor e enquanto isso não acontece emitem gases nocivos a saúde de todos.

Mas para isso países como os Eua por exemplo arrumaram uma solução, mandam TONELADAS anualmente de roupas desta espécie para países subdesenvolvidos, aumentando o lixo e acabando com o mercado têxtil local.

Mais do que nunca se faz urgente uma maior conscienciência de consumo.

Perguntas de pré-consumo de onde vem? Do que é feito? Quem se prejudica?

Perguntas do consumo? Eu preciso de mais uma peça? Quanto tempo ela vai durar?

Pós consumo seria a preocupação da peça ser tão durável que possa ser passada adiante, que seu material não prejudique o meio ambiente, que possa ser reciclado ou reutilizado!

Existem hoje diversas formas de comprar consciente e muitas delas são super acessíveis

Podemos comprar em brechós. Podemos comprar de pequenas empresas e artesãos locais o que vai contribuir com a economia local.

Podemos produzir e customizar nossas roupas.

Procurar empresas que são comprometidas com fatores como o social e ambiental.

Precisamos lembrar que o barato sai caro e esta conta quem paga é o planeta como um todo!

Precisamos lembrar que PODEMOS e o poder está nas mãos de cada um, muito além de ser uma gota no oceano, é recompensador estar com a conscienciência e as mãos limpas desta podridão do mundo que se manifesta na busca desenfreada por fortuna e poder.

Uma frase para lembrar; TUDO O QUE USAMOS FOI TOCADO POR MÃOS HUMANAS.

Pensemos nelas na hora de decidir para quem entregamos o suor das nossas!

 
 
 

Comments


RECENT POSTS:
SEARCH BY TAGS:
  • Instagram Black Round
  • b-facebook
  • YouTube - Black Circle

© 2017 by RixReviews.com

bottom of page