top of page

Qual o ''Rolê'' do seu JEANS?


Se a gente fosse procurar na moda alguma peça tão ou mais democrática que coxinha e pastel de feira, COM CERTEZA essa peça seria a calça JEANS <3

Democrático, simpático e ÍCONE FASHION de TODOS os tempos, o Jeans consegue ser marca de juventude de todas as épocas e de todas as Idades.

Ele pertence a todas as tribos e participa de todas as rodas de conversas.


Desde sempre a frente de movimentos manifestantes; hippie, punk, grunge entre outros a calça Jeans mostra que cabe em todos.

Daí seu caráter de Liberdade, rebeldia e manifesto de contracultura...



Levi Strauss possivelmente nem se quer imaginava que sua invenção executada em Maryland, EUA, com intenção inicial de uniformizar os trabalhadores mineiros da Califórnia, iria ganhar tal status.

Com um empurrãozinho Hollywoodiano a peça estreou nos cinemas no figurino de Marlon Brando, Elvis Presley entre outras figuras tão icônicas quanto o próprio Jeans veio a se tornar.


Não demorou para que ganhasse as ruas como peça STATMENT.


O jeans diferentemente de outras elementos da moda, veio antes do povo que das passarelas e foi com a marca Calvin Klein que entrou para os desfiles, e EM POUCO TEMPO deu o ar de sua graça tambem nas passarelas da Chanel, lado a lado aos vestidos requintados da alta-costura.


Hoje a gente encontra jeans de todas as formas, tamanhos e preços.

Alguns jeans por exemplo, são HOJE considerados verdadeiros artigos de luxo.


Um luxo que um dia vira lixo! E eis aí nossa primeira Grande questão:


Quais são os impactos do Jeans para o planeta?


Para entender o tamanho do nosso problema a gente precisa primeiro conhecer o processo de produção desta peça.

Porque para atingir uma real sustentabilidade na vida, REPENSAR e QUESTIONAR são requisitos obrigatórios e preliminares.


Do que é feito e como é feito nosso Jeans antes dele ir parar nas prateleiras do nosso roupeiro?


O jeans é DENIM, tecido feito quase que 100% de algodão!


Existem hoje no planeta mais de 60 países que trabalham com a produção de algodão.

Sua produção anual atinge a marca de 25 milhões de toneladas o que representa 2,5 % de toda a terra arável do mundo.


A plantação de algodão é responsável por mais de 25% de todo o pesticida jogado ao solo e aos ares do planeta.

Estes pesticidas jogados ao ar comprometem a saúde da população circunvizinha das fazendas e de seus funcionários que têm contato direto com as substâncias.


Mas o impacto caminha para além das fazendas de algodão; Todo o processo de feitio das peças Jeans traz impacto.

Um dos impactos é a energia gasta devido o número exorbitante de peças fabricadas no mundo, que hoje chega aproximadamente a um bilhão e meio ao ano.


O número assusta! Uma vez que já existem estatísticas comprovadas de que para cada UMA peça Jeans são gastos mais de 11 mil litros de água, e aguá é recurso natural que aos poucos vai se tornando escasso.


Estes dados podem parecer mera estatística, uma vez que iniciativas sociais para disseminar o assunto Sustentabilidade, e a urgência de práticas sustentáveis para aumentar expectativas quanto aos recursos naturais, são poucas.


Este ano aconteceu nos dias 18 á 23 de março o oitavo Fórum mundial da água, sediado em Brasília, Distrito Federal.


Em palestra o Consultor de comunicação do Fórum, João Freire fez um alerta a falta de informação que a população em geral demonstra em assuntos sustentáveis.


Ele mostrou dados de que 53% da população nunca ouviu falar de desenvolvimento sustentável, 80% não considera a falta de saneamento básico um problema e 61% não se preocupa com a poluição de fontes de água.


Mas no caminho do REPENSAR, a gente passa a pensar nos fundamentos e na história que cada produto carrega e o quanto a gente vem pagando por cada um desses produtos


E no caso do Jeans, a conta é BEM alta!

Neste momento vale o questionamento: Quantos Jeans em média tu tem no roupeiro?


O tecido Jeans passa por processos de higienização e tingimento que demandam mais energia, mais água (muita) e são tratados com colorantes artificiais e altamente tóxicos, normalmente provenientes do petróleo.


Esses elementos vão parar diretamente em rios e oceanos, contaminando a água e adoecendo a população em geral. Sem contar nas toneladas de CO2 (carbono) que coloca em risco a camada de ozônio, e são emitidos durante todo o processo de vida da peça.


Felizmente no Brasil HOJE, medidas institucionais e públicas estão sendo tomadas para garantir reuso de água e tingimento mais natural a fim de diminuir este impacto e a poluição gerada.


Por outro lado países como os EUA por exemplo (um dos maiores exportadores) diante de maior regulamentação em defesa do meio ambiente transfere parte das etapas de sua produção para outros países como china e índia entre outros.


No fim das contas, não significa que não exista mais poluição proveniente das fábricas de jeans ou peças de jeans e sim que o problema mudou de endereço!




Ainda, para além de sua fabricação o impacto ambiental negativo do jeans continua também nas mãos do consumidor.


O impacto negativo ambiental do Jeans tem continuidade também nas nossas mãos enquanto cosumidores, uma vez que financiamos a má indústria no ato da compra e não cuidamos de maneira adequada daquela peça no pós consumo.


Quando não seguimos as especificações de higiene, lavando a peça de forma excessiva e incorreta, danificando as fibras, e após descartando a peça de forma inadequada, geramos mais lixo e contribuimos para que o jeans tenha um completo ciclo de impacto negativo ao meio ambiente.


Hoje com tanta informação já existe uma galera consciente que alerta para as lavagens excessivas do Jeans, e uma série de cuidados para evitar danos no tecido, e assim aumentar o ciclo de vida de uma peça que existe às custas de tantos recursos.


Essa cultura está aos poucos mudando, graças às redes que espalham informação e ideias de novas práticas do bem...


Recentemente Stella McCartney (estilista e defensora do meio ambiente), em uma entrevista a Revista WWD ''Women's Wear Daily'', Revista Americana, Também conhecida como a bíblia da moda, comentou que em seu tempo de estágio com o Estilista Savile Row, aprendeu que a lavagem danifica uma série de tecidos.


" Eu nunca lavo meu Jeans'' Disse McCartney, brincando que; talvez surja uma nova filosofia NO WASH.


Nesta mesma linha, Chip Bergh CEO da marca LEVI'S, em um evento sobre sustentabilidade da revista Fortune, falou que segundo especialistas de tecidos, o Jeans não deveria ser NUNCA lavado.

E em seguida Declarou: '' Meu par de Jeans Favorito, comprado a um ano, ainda não viu a máquina de lavar''.


Como em tudo na vida, quebrar paradigmas e promover novas práticas ainda é visto com estranheza pela maior parte das pessoas, mas existe a confiança de que com informação e ativismo, as práticas sustentáveis se tornem cada vez mais comuns e vistas com bons olhos


A prova disso é o número de grupos, ongs, marcas e pessoas que estão a cada dia se especializando e espalhando informação.


A Marca Levi’s por exemplo, dona historicamente da primeira calça Jeans, está se tornando uma entusiasta das práticas sustentáveis e sentindo a necessidade de implementar ações que contribuam para uma confecção mais sustentável.

O que inclui, além de práticas a favor do meio ambiente, um olhar atento para o social justo e economicamente viável.


Não podemos esquecer do grande número de marcas que ainda HOJE usam mão de obra infantil e escrava.

Portanto, sabemos que somos poucos, mas estamos crescendo e sentimos que este é o caminho rumo ao DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL!



O desenvolvimento sustentável diz respeito ao planeta a aos seres que o habitam.


E o que isso significa?


Esta tomada de consciência que só vem através de QUESTIONAMENTO e busca por informação por nós consumidores, bem como maior transparência e comprometimento da indústria por uma produção mais sustentável de fato, é o único caminho para uma REAL qualidade de vida em todos os seus âmbitos.


É importante alertar para a nossa responsabilidade nesse ciclo.


Consumo consciente leva ao desenvolvimento sustentável e isso está diretamente ligado às nossas ações e escolhas diárias.


É preciso questionar; quanto realmente precisamos?

Nos livrarmos da falsa ideia de felicidade vinculada incessantemente (por parte da publicidade) à compra e aquisição de bens!


Se NECESSÁRIA a compra, que ela seja feita CONSCIENTE, e que tenhamos certeza de que esta escolha não prejudica nada nem ninguém.


Na prática o que isso SIGNIFICA?


Significa comprar Local, evitando emissão de carbono por parte de transportes que poluem. Comprar local ajuda a economia local crescer, estabelece novas relações de compra e venda que implica transparência e consciência.


Significa Comprar sabendo quem fez suas roupas, quais os processos utilizados pela marca.


Significa comprar Jeans orgânico, de tingimento natural se tiver condições de pagar o preço justo pela peça.


Significa entender que quando se compra com qualidade não são necessários vários do mesmo e sim poucos e bons no sentido completo da palavra.


Significa concertar.


Significa comprar em Brechós.


Significa ter o necessário para saber como cuidar e ter tempo e espaço para cuidar desse necessário.


Significa entender sua responsabilidade com tudo aquilo que te pertence


Significa entender o processo de uso até seu descarte .


Cuidar para que aquilo que é TEU não contribua para fome, miséria e poluição.


A verdade é que fomos condicionados a acreditar que somos aquilo que possuímos.


Necessidades irreais são construídas dentro de nós a todo momento em detrimento de tudo aquilo que REALMENTE importa.


Não Precisamos de 10 calças Jeans para andar como queremos, para participar de eventos, muito menos para ser Feliz.


Esta oferta e propaganda aliadas aos atraentes preços do FAST FASHION nos colocou nesta cilada de pensar que é preciso muito para viver...


Como podemos começar?

Usando os recusos e materias que já temos!


Declaramos que: Ter Trocentas calças Jeans é totalmente DÉMODÉ, a MODA agora é ter POUCAS peças e usar aquele par favorito com criatividade em muitos looks <3



Karina Abud, Consultora de Estilo pessoal, mora em SP, Brasil. Recentemente movimentou seu instagram com fotos de varias pessoas que se sentem estilosas e felizes. Mostrando seus Looks da VIDA REAL, Ela criou a tag É VIDA REAL NÃO É PINTEREST.


CONVIDAMOS Karina para compor 5# Looks diferentes a partir de uma calça Jeans

E ela deu suas dicas para usar e abusar de toda a versatilidade que uma calça jeans pode ter <3




Karina Abud, Consultora de Estilo pessoal >SITE





CONFIRAM OS 5# LOOKS 1# JEANS, por @karinaabud_consultoriaestilo >>>>>>

LOOK 1#: Este é um look Night que pode perfeitamente levar a calça Jeans para balada ou evento com os amigos. A blusa de paêtes e a bolsa metálica ouro arrematam o look mais Glam sem deixar de ser cool ;)


LOOK 2# : Aqui os acessórios são o segredo, totalmente original Karina mesclou suspensórios e Tênis com lantejoula para um look dia a dia sem ser careta. Look diferentão e autêntico o que é marca pessoal da Consultora <3


LOOK 3#: O truque deste Look está na terceira peça ;) Diz Karina.

E como podemos ver não existe problema nenhum no mix de texturas. Um Maxi colete que faz as vezes de Kimono, estampado e Fluido em conjunto com a sandália (rasteirinha) deu leveza, conforto e classe para o look independente da pegada destroyed do Jeans <3


LOOK 4#: Karina contou que este look seria um look perfeito para seu dia a dia de atendimento. A camisa de tecido Plano dá um ar mais arrumado a peça. Sandália de salto mas ainda assim confortável por ter um design anabella.




LOOK 5#: Aqui Karina aposta em Jeans e moletom e quebra este padrão esportivo com salto. Importante observar a escolha da bolsa de padronagem grande. O salto Grosso e pesado + bolsão serviram para equilibrar totalmente o look <3


Karina nos contou que este jeans já tem anos em seu acervo e que muito embora a tendência Jeans destroyed seja atual, a peça ganhou esses detalhes de forma natural e ela usa assim mesmo <3


Uma boa dica, segundo Karina é : Quando se quer inovar usando variadas vezes uma única peça um dos segredos é apostar nos acessórios. Eles tem o poder de modificar cada look.

Vai rolar Mais Dicas sobre os looks e a versatilidade da calça Jeans nos instaSTORIESda @Karinaabud_consultoriaestilo, amanha ;)







E para arrematar esta matéria com muito Glamour de ativismo sustentável, tem aqui uma proposta >>>>>>>>>>>>


A nossa missão é te mostrar que SIM ! Tu pode gostar de se vestir bem sem ser cópia, tu pode sim se divertir e pode desfilar teu estilo ÚNICO usando UMA calça Jeans.


Da perfeitamente pra divar e ser a mina do rolê SUATENTÁVEL ao mesmo tempo ;)


QUAL O ROLÊ DO TEU FAVORITE JEANS??

CAMPANHA; USE 1 JEANS do @falamorgana


O Fala Morgana propõe aqui uma CAMPANHA #use1jeans em 7 dias diferentes com 7looks diferentes .

Fotografe e marque o INSTAGRAM do Fala Morgana @falamorgana + a tag #use1jeans

Dentro de 30 dias vamos divulgar por aqui um post com a galera que encarou o desafio até o fim! BORA???


Como manifesto de que dá para ser muito com bem menos <3


Um bjoooo

E até a Próxima


Greice Reis, EDITORA do FALA MORGANA







































RECENT POSTS:
SEARCH BY TAGS:
No tags yet.
bottom of page