top of page

O rolê do meu jeans: Da levi's ao lixo!

Foto: Ismael Reis            colar: peça de jeans feita a partir de descarte textil            Calça: Levis, achei neste lixo! 

Depois de compor a matéria, QUAL O ROLÊ DO SEU JEANS?, criei o desafio; use 1 jeans em 7 looks.

Algumas mulheres engajadas e simpatizantes da causa MODA SUSTENTÁVEL, participaram postando seus looks com a tag #use1jeans, nos seus perfis do Instagram.

Durante o meu desafio  compartilhamos  via stories, o caminho ( o rolê ), que o jeans faz, até chegar nas nossas mãos. E nisso rolou muita informação sobre os impactos negativos dos meios de produção desta peça.

E salve a rede compartilhada, que nos da acesso a tanta informação, e poder de  espalhar pra tanta  gente junta, práticas do bem <3 

A rede hoje pode servir como fonte de informação, capaz de transformar vidas, de elucidar temas importantes como sustentabilidade, consumo consciente e ativismo ambiental.

Mas a verdade é que toda essa consciência, vem antes das pessoas, e só depois vai parar nas redes, que tem o papel de agrupar pessoas, ideias , e permutar informação entre elas.

Quando eu, meus esposo Ismael Reis e meus 3 filhos começamos a converter um ônibus escolar em casa rodante, encontramos no lixo fonte de matéria prima, e aliado as nossas ideias, talentos e informações de rede, nosso futuro desejável foi possível 

Durante o desafio a participação dessas Mulheres, provou mais uma vez, a força que a cooperação, e um manifesto conjunto pode ter. Unidas para levar uma mensagem em comum: USE 1 JEANS E MOSTRE A TODOS QUE É POSSIVEL VIVER COM MENOS.

Lari do  @opoderdagravata, Melody do @repeteroupa, Patricia Zanella do @entendademoda, Karina do @karinaabud_consultoriaestilo, Katia Marques do @ninhodemãeoficial,  Sabrina do @_mundodobebelucca, Andreza Moreira Calanz, Franciele Rossin do blog Doce leveza e Dominique Corso Bittencourt. 

Nas redes descobrimos que não só para nós, o “lixo” (se é que podemos chamar assim), tem valor, mas que na ideia de um futuro, estabelecido através da prática de um desenvolvimento sustentável; não existe lixo, existe economia circular, reuso, ressignificação do excedente e do descarte.


Quando propus o desafio da repetição, foi justamente baseada na ideia de que nossos recursos são ciclos quase que eternamente duráveis, infinitos, infinitas possibilidades de existência.


E a gente só percebe o caráter circular das coisas na prática, entrando na roda.


Para o MEU desafio pessoal escolhi um jeans da Levi’s, que encontrei no lixo aqui dos EUA, em uma de nossas expedições à procura de material para o Bus e de peças para o editorial MODA OU LIXO? aqui do site.


O JEANS da Levi's, assim como TODO JEANS, causa um grande impacto ambiental e social.

Este jeans que saiu pronto de uma loja LEVI'S, saiu antes de plantações, de produção têxtil, entre outras etapas, ele passou por no mínimo 3 países diferentes! E, ainda em ótimo estado de uso, teve seu (quase)fim, na lata de lixo.


Aqui estão os 7 looks do desafio: Uma calça/ 7 looks

Look 1#

 Look 2#

 Look 3#

 Look 4#

Look 5#

 Look 6# 


O que posso dizer? A gente Não precisa de muito, a gente precisa de poucos e bons, a gente precisa daquilo que importa, do  que nos faz feliz! Escolhi este jeans justamente por ter encontrado ele no lixo. Porque é no lixo onde vai parar todo aquele excedente, tudo o que sobra ou o que resta de  vida, compra por impulso, massificação de padrões pré estipulados, falsa propaganda, pedaço da natureza mal aproveitado. Escolhi este jeans para provar a mim e ao mundo que o valor das coisas, depende ÚNICA e exclusivamente do ponto de vista, e que existe muita matéria sendo desperdiçada por conta de uma indústria que só visa lucro, valor monetário... Escolhi este Jeans, para mostrar que o LIXO precisa ser ressignificado, compreendido. Estamos em época onde uma indústria está nascendo, sob a égide do que para alguns é Lixo. Marcas estão trocando sua visão plana para uma visão exponencial, que enxerga potência e valor, justamente naquilo que a anos vai parar na lixeira! Aqui nos EUA, o que não FALTA é roupa barata em lojas de departamento, Fast Fashion, mas SOBRA inconsciência... Ninguém precisa buscar roupas no lixo, acesso a roupas existe, o problema é que tem de sobra! O problema é o preço baixo as custas de trabalho escravo e infantil,  o problema é dispor e usar de recursos naturais para confeccionar peças e mais peças em quantias absurdas, fazer marketing pesado e depois desvalorizar seu próprio produto, criando necessidades diferentes a cada troca de coleção. O problema é a moda rápida. Os tempos são líquidos, porque liquidez é o que nos oferecem a cada nova LIQUIDAÇÃO, e a gente SEMPRE COMPRA!

Look 7# 


EM MANIFESTO


CONTRA ESTA MODA RÁPIDA, LÍQUIDA E EFÊMERA QUE SE SUSTENTA AS CUSTAS DE TRABALHO ESCRAVO. 

CONTRA A INDUSTRIA QUE MATA, QUE GASTA DE MANEIRA IRRESPONSÁVEL E ARBITRÁRIA, NOSSOS RECURSOS NATURAIS. 

CONTRA INDÚSTRIA QUE POLUI

CONTRA A INDUSTRA QUE MASSIFICA.


LOOKS COMPOSTOS POR PEÇAS DE BRECHÓ E PEÇAS ENCONTRADAS NO LIXO NORTE AMERICANO. 


1# Estilo Folk, calça levi's, blusa e tenis encontrados no lixo


3# Look urbano, calça e moletom encontrados no lixo.


6# Look Vintage, Calça e Cardigan retro, encontrados no lixo. 






RECENT POSTS:
SEARCH BY TAGS:
No tags yet.
bottom of page