10 dicas de Como comprar BEM em Brechós
- Greice Reis.texto,foto
- Dec 6, 2017
- 4 min read

A tempos que comprar em BRECHÓ ganhou um novo significado. Faz parte de uma atitude sustentável e criativa. No mundo fashion peças garimpadas ganham status de verdadeiras jóias vintage e tem muito valor entre Fashionistas. Por tanto comprar em brechó é democrático, sustentavel, económico, revolucionario e esta permanentemente na moda. Acontece que esta nova maneira de ir às compras requer um novo traquejo, uma forma diferenciada de agir na hora de comprar. Por isso listei aqui 10 dicas de como comprar BEM em brechós, segundo minha experiência de RATA DE BRECHÓ de carteirinha.
Vamos a elas:
Planeje-se: pode parecer complicado e até exagerado se planejar para ir às compras em brechó, mas não é. É bem importante previamente saber o que te agrada, as cores que tu usa. Ter passado por um (mesmo que pequeno) momento de auto-análise quanto a seu estilo próprio e gostos é VITAL para comprar bem em brechós. Os Brechós costumam ser LOTADOS de roupas a um baixo custo. Se não estiver certa das tuas preferências corre o risco de comprar metade do brechó e não usar quase nada!
2.Reserve um valor Máximo: Sim! Separe uma quantia para gastar e leve SOMENTE o que reservou. Isso vai te ajudar a escolher somente o que realmente vai fazer sentido no teu roupeiro, sem excessos e sem compras que depois trarão arrependimento.
3.Vá com bastante TEMPO: Se eu estivesse limitada a somente uma dica neste post a dica seria esta: TEMPO! Existem técnicas que nos ajudam sim a otimizar o tempo de compras em um brechó. Mas o ideal mesmo é ter paciência e tempo para GARIMPAR. Quando optamos pela compra em brechó já temos que ter em mente que GARIMPAR é extrair o que existe de melhor daquele montante exposto. Ou seja dá um trabalhinho, mas com a prática se torna um prazer.
4. FOCO: Faça uma Lista! Faz parte do planejamento depois de reservar tempo e quantia certa a ser gasta e de conhecer seu estilo, ter em mente o que queremos, quais são as peças fundamentais que tu sentiu necessidade que existissem no teu acervo? Quais peças exatamente tu vai ir buscar no brechó? Se possivel, saber quanto de cada tu precisa. Quais as cores?. O foco Nos ajuda a aproveitar melhor o tempo e a realizar brilhantemente a tarefa de encontrar aquilo que REALMENTE queremos. TUDO QUE FOCAMOS SE EXPANDE ;)
5. Analise CADA peça com cuidado: Conheça a peça. Leia sempre a etiqueta para verificar composições do tecido, fibra, formas de higienizar adequadamente aquela peça. Revire a peça do avesso, para verificar qualidade de tecido, se existem rasgos, manchas impossíveis. Um dica importante para analisar é virar a peça contra luz para realmente identificar possíveis defeitos que seriam motivo suficiente para que tu não levasse a peça.
6. Experimente sempre que possível: Experimentar é uma etapa muito importante. Quantas vezes olhamos a peça, amamos ela e quando vamos experimentar não gostamos no corpo?! Isso acontece porque uma peça fora do corpo é uma peça fora do NOSSO contexto. No corpo conseguimos ver Caimento real da peça no corpo, cor em contraste com o nosso tom de pele, texturas que podem nos desagradar em contato com a pele. Também imaginar ou compor possíveis combinações entre as peças que estamos escolhendo.
7. Leve somente peças que tenham potencial: Potencial de compor mais de 5 looks com o que tu já tem casa. Potencial de durabilidade. Potencial de te fazer sentir-se Incrivel! Sou da tribo que segue a máxima: SÓ LEVAR QUANDO FOR AMOR PRA VIDA TODA
8. Veja Além: Às vezes encontramos uma peça perfeita com potencial para compor inúmeros looks, um tecido que amamos, na cor favorita, mas que pode estar numeros acima do nosso, Faltar botões, ou até mesmo ser perfeita só nos desagradando pequenos detalhes como botões em acrílico. Precisamos ver além, pensar no custo benefício em trocarmos nós mesmas os botões, em levar em uma costureira para acertar tamanho, fazer pequenas mudanças. Porque normalmente os preços são baixos e podemos encontrar peças únicas com um tecido maravilhoso e uma pequena reforma pode salvar aquela peça.
9. Qualidade, Não quantidade: Comprar em brechó não significa que vamos comprar 30 blusinhas, 10 calças, 15 vestidos. Significa que podemos comprar tecidos de qualidade, escolher modelos atemporais (slow Fashion), levar peças originais e únicas, economizar, contribuir para um mundo melhor com menos lixo. Por isso precisamos desvincular esta ideia de sair com muitas e muitas sacolas das feiras e Brechós da vida.
10. Adote suas peças: Lembra da leitura da etiqueta? Então agora é hora de lavar cada peça de acordo com as instruções da etiqueta. Se responsabilizar pelas peças adquiridas e cuidar delas. Encaminhar as peças que precisam de reformas, reformar, tirar manchinhas possíveis. Enfim dar valor aos garimpos e cuidar para que elas durem muitos anos e rendam inúmeros looks e incontáveis momentos para recordar <3
Comprar em brechó é ato sustentável e revolucionário. Comprar BEM em brechós é melhor ainda…
Já Planejando outros textos com dicas. Para ficar por dentro assina o blog, curtam a pagina e assinem o canal ;)
Um bjooo e até a proxima <3

Comments